Partilhar

Nomes para cães

Nomes para cães

Bem-vindo ao Nomesparacaes.net!

O Nomes Para Cães tem como objectivo ajudar os futuros donos de cães escolher o nome do seu cão, ou cadela. Os nomes de cães são separados em nomes femininos e nomes masculinos e são disponibilizados nomes em diversas línguas. A nossa expectativa é que tendo muitos exemplos de nomes à disposição você vai sentir facilidade em ultrapassar esta fase tão importante da sua relação com o seu amigo de quatro patas.


Para consultar a lista de nomes para cães pode utilizar o índice.




Muitos donos, quando compram o seu cão, têm dificuldade em escolher um bom nome para ele. O nome de um cachorro é muito importante, além de ser o nome através do qual as pessoas interagem com o cachorro, ele também influencia a maneira como os estranhos vão ver o seu cão. Um cachorro com nome “Fluffy” ou “Totó” tende a receber respostas mais amigáveis de pessoas estranhas do que um que se chame “Matador” por exemplo.

Não é fácil encontrar um nome original, expressivo e afectuoso que tenha em conta outros aspectos como a fonética.

Além disto a escolha do nome deve ter em consideração a resposta do cachorro, normalmente os donos querem que o seu cachorro aprenda a reconhecer o próprio nome e a responder quando chamado, mas poucos sabem que o nome pode influenciar nestas respostas.


Sonoridade dos nomes de cães

O nome de um cão não deve ter mais do que duas sílabas, para facilitar não só a sua pronúncia como para ser mais compreensível pelo cão. Muito menos deve possuir mais do que uma palavra. Um cachorro reconhece seu nome pela sonoridade, principalmente pelas sílabas mais fortes e ou pelo final da palavra.

A palavra deve possuir vogais abertas, do tipo á, é, ó e em último caso o i, de forma ao nome ser sonante sem esforço e fácil de ouvir pelo cão quando este se encontrar distante. Quanto mais curtos os nomes, mais rápida a resposta do cachorro, por isso nomes como “Skip” são ótimas opções para nomes, simples e fáceis para o cachorro reconhecer.

Apesar de nomes curtos e simples serem mais recomendados, qualquer nome pode ser utilizado e praticamente todos os cães conseguem aprender seu próprio nome independente do comprimento dele, apenas os nomes que terminam em “ão” devem ser realmente evitados por dificultar a aprendizagem do cachorro.


Nomes de cães em diversas línguas

Há uma tendência perfeitamente compreensível de dar ao cão um nome de outra língua que não seja o português. A língua inglesa é a mais apetecida para este efeito, pela virtude que tem de conseguir formar palavras com umas escassas duas ou três letras.

Outro factor importante e que muitas vezes influencia na escolha do nome é a raça do cachorro. Donos de cães de raças japonesas gostam de colocar nomes japoneses nos seus cães, assim como donos de cachorros de raças originárias da Rússia procuram colocar nomes russos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>